domingo, 19 de janeiro de 2014

Lixo e entulho jogados nas ruas podem causar enchentes e risco de doenças

Lixo e entulho jogados nas ruas podem causar enchentes e risco de doenças
A Prefeitura de Barueri ressalta que o depósito irregular de lixos e entulhos em terrenos ou nas ruas e calçadas representa um grande problema para toda a comunidade porque, além de ser crime ambiental, pode agravar ainda mais os desastres naturais ocasionados pelas enchentes e prejudicar a saúde das pessoas.

Eles entopem os bueiros e bocas de lobo causando alagamentos que podem atingir as residências causando sérios prejuízos aos moradores. As vias públicas inundadas podem se transformar em verdadeiras armadilhas para veículos e pessoas, que podem cair em um buraco ou serem arrastadas pela correnteza, com o risco de perderem a vida. Fios da rede elétrica arrebentados pelos raios e caídos dentro da água também são perigos em potencial.

Danos ao meio ambiente
O lixo descartado sem critério na natureza causa danos graves ao meio ambiente. Além da poluição causada pelo odor e presença no solo, ele pode atingir o lençol freático ao ser levado pelas chuvas e contaminar toda a água do subsolo. É capaz também de poluir rios e lagos tornando a sua água imprópria para o consumo humano. Os lixos tóxicos contem substâncias venenosas nocivas à saúde. Os resíduos hospitalares são potenciais transmissores de doenças. Os gases tóxicos liberados pelo lixo podem atingir a atmosfera e causar doenças respiratórias e cutâneas.

Serviço
A população tem que fazer a sua parte, colocando o lixo e entulho nos locais adequados e no dia determinado pela Prefeitura, para a sua coleta. O Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Municipais coleta todos estes resíduos acima citados. Para mais informações ligue 4162-7300.

Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura lacra casa de shows por falta de alvará de funcionamento



Prefeitura lacra casa de shows por falta de alvará de funcionamento
Em cumprimento à Lei nº 1.209 de 2000, a Prefeitura de Barueri – visando garantir a segurança dos freqüentadores de casas noturnas e em outros locais que reúnem grande concentração de pessoas, lacrou o Barueri Club, na terça-feira, 14, na avenida Dom Pedro II, 245, no Centro, por falta de alvará de funcionamento.

De acordo com técnicos da Prefeitura de Barueri, o prédio do estabelecimento não oferece condições legais de construções e não possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Todos os acessos às dependências internas do Barueri Club foram fechados com blocos de cimento. A interdição do local é definitiva.

A decisão de lacração aconteceu após denúncias de vizinhos, registradas na Ouvidoria Geral de Barueri, vistoria do Corpo de Bombeiros, fiscalização das equipes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e emissão de notificações por parte da Prefeitura aos responsáveis pelas atividades do Barueri Club, cujas exigências para regularização do estabelecimento não foram atendidas.

Abertas inscrições para as Oficinas Culturais


Abertas inscrições para as Oficinas Culturais
A Secretaria de Cultura e Turismo abre no dia 15 de janeiro as inscrições para as Oficinas Culturais oferecidas gratuitamente. As inscrições seguem até 18 de fevereiro e devem ser feitas no Ganha Tempo (avenida Henrique Mendes Guerra, 550, Centro), em horário comercial. É preciso levar cópia do RG, comprovante de endereço e uma foto 3x4. No caso de inscrição nas aulas de dança e de teatro, é necessário apresentar atestado médico.

As Oficinas Culturais oferecem aulas de artes cênicas, que englobam dança e teatro (baby class, ballet clássico, jazz, dança contemporânea, dança de salão, dança do ventre, street dance); artes visuais (desenho, pintura, aquarela, mosaico e escultura); música (violão popular, flauta doce, violino, viola, violoncelo, canto coral, piano, cavaquinho e prática de orquestra), artes cênicas (teatro e capoeira), além de lazer e bem-estar (zumba fitness, aero thai e alongamento e preparação corporal). Também há aulas de lazer e conhecimento (xadrez e oficina de leitura).

As aulas acontecerão a partir de 4 de fevereiro em horários e dias alternados nas bibliotecas municipais Salomão Cruz, Oswaldo Eleutério, João Galdino, Luiz Fernandes, Cora Coralina, Luiz Odair, Jair Honório, Maria Salomé e Benedito Franco, além do Centro Cultural, Teatro Municipal e Parque da Maturidade.

Em parceria com a Secretaria de Educação, a Cultura levará as Oficinas Culturais para as escolas da rede municipal. Serão atendidas as Emefs Prefeito Nestor de Camargo, Professor Ézio Berzaghi, Professor Egídio Costa, Professor Taro Mizutori, Complexo Educacional Elizabeth Parminond Romero, Complexo Educacional Professor Carlos Osmarinho de Lima e Complexo Educacional Professora Maria Meduneckas. No caso das escolas, os estudantes poderão fazer inscrição nas próprias unidades a partir do dia 4 de fevereiro.

É preciso ficar atento às exigências para quem quer participar dos cursos gratuitos oferecidos pelas Oficinas Culturais. Por exemplo, o ballet exige faixa etária a partir dos 5 anos, o jazz a partir dos 8 anos, já a dança do ventre aceita alunos a partir dos 18 anos. Todas as informações podem ser obtidas no local de inscrição (Ganha Tempo), onde haverá equipes da Cultura a partir do dia 15.

Inscrições nos cursos das Oficinas Culturais
De: 15 de janeiro a 18 de fevereiro
Local: Ganha Tempo (avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, centro)
Levar: cópia do RG, comprovante de endereço e atestado médico para quem vai fazer dança ou teatro
Mais informações: 4199-1600

Secretaria de Comunicação Social

Cristovão Hernandes (MARINHEIRO)

Cristovão Hernandes (MARINHEIRO)

Jornalista, Educador Social, Blogueiro, Repórter Fotográfico e Artista Plástico 
Cristovão Hernandes
 (MARINHEIRO)

COMUNIC ação de BARUERI

Um serviço de utilidade pública a favor da população. Comunicação (voluntária) de Barueri. "COM CERTEZA"